top of page
Buscar
  • pm-epi

Entenda a importância da vestimenta certa para eletricista


Há alguns anos, as vestimentas usadas por eletricistas tinham apenas a finalidade de uniformizá-los conforme os padrões da empresa, sendo confeccionados com materiais simples e que não ofereciam nenhuma proteção contra a absorção de fortes cargas elétricas e chamas.

Hoje, existem normas regulamentadoras que determinam como a vestimenta para eletricista deve ser fabricada para evitar todo tipo de risco no trabalho.


Por que usar a vestimenta certa é tão importante?

O princípio básico da necessidade de usar as vestimentas certas diz respeito aos riscos ao qual o eletricista está exposto durante as suas funções. Os principais riscos são de choques em altas-tensões, queimaduras de 3º grau, exposição a chamas e quedas fatais. Isso exige cuidados especiais e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança e conforto no trabalho.


Garante a integridade física do eletricista

Quando o eletricista usa um traje apropriado e de qualidade, fica protegido contra os efeitos térmicos emitidos pelo arco elétrico e por incêndios, que podem ser iniciados repentinamente. Isso acontece por que a vestimenta é fabricada com materiais para isolar cargas elétricas e retardar chamas.

Todo esse cuidado na fabricação ajuda a proteger o corpo do profissional. Caso ocorra algum curto-circuito, o traje evita o contato direto da pele com as altas tensões elétricas, com as faíscas e o fogo. Então, para garantir a segurança e a vida do profissional, o traje certo não pode ser ignorado no trabalho.


É exigido pela NR-10

Segundo a norma reguladora NR-10, no item 10.2.9 e subitens 10.2.9.1 e 10.2.9.2, podemos encontrar as seguintes menções:

“Medidas de Proteção Individual: nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individuais específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR-6. As vestimentas devem contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.”

Nesse caso, o uso da vestimenta certa figura um respeito as normas, o que pode livrar a empresa e profissionais de um possível processo judicial em casos de acidentes.


Facilita o trabalho.

Os primeiros trajes fabricados dentro das normas de segurança não eram confortáveis e ofereciam pouca flexibilidade. Porém, com a evolução das técnicas de fabricação, com a combinação dos materiais e a costura certa, eles se tornaram mais eficientes, além de mais seguros.

E não é só isso. Pelo alto nível de segurança oferecido, os trajes fazem com que os profissionais percam o medo e se sintam mais confiantes em realizar suas funções, o que acelera os trabalhos. Além da proteção, os trajes são verdadeiros aliados da produtividade.


Quais são as características da vestimenta para eletricista?

As vestimentas fabricadas hoje em dia conseguem unir as características dos uniformes das empresas com a proteção necessária. Porém, não é só o macacão que o profissional deve usar. Veja agora as características que ele deve ter para ser eficiente, além dos itens que devem complementá-lo.


Tipo de tecido da roupa.

Os trajes até podem ser fabricados com tecidos sintéticos ou naturais, mas precisam ter tecnologias antichamas. Geralmente eles são confeccionados por fios que contêm o material necessário para garantir essa segurança. Existem casos em que o tecido ou o traje recebem o material depois de pronto. O mais importante é que tenham essa tecnologia e que sejam de boa qualidade.

O profissional também deve atentar para o isolamento térmico e elétrico. O traje deve ser fabricado com um material capaz de resistir a altas temperaturas, bem como absorver e dissipar fortes cargas elétricas.


Capacidade de proteção.

Para conhecer o nível de segurança oferecida pela vestimenta, solicite o certificado de ATPV (Arc Thermal Performance Value) ao fabricante ou ao distribuidor. Nele, você pode encontrar informações referentes à proteção entregue pelo tecido por valores de calorias em centímetros quadrados.

Como os trajes são fabricados com níveis de segurança diferentes, dependendo das funções exercidas pelo eletricista, você deve conferir essas informações para fazer a escolha do modelo certo.


Resistência e durabilidade.

Um traje de qualidade também deve ir além de oferecer proteção contra queimaduras e choque. O ideal é que a fabricação inclua materiais resistentes ao tempo e às ações de manutenções, como lavagens. Tanto a mecânica do tecido (flexibilidade das fibras) quanto as costuras e as tintas devem ser mantidas por mais tempo.

É claro que isso depende muito dos cuidados que o proprietário tem, mas a escolha de uma marca que ofereça qualidade e um distribuidor confiável ajuda muito a obter tais resultados.


Quem é responsável pela escolha da vestimenta certa?

É bom lembrar que as vestimentas sozinhas não anulam os riscos de acidentes. Sua função é proteger o eletricista ao máximo, mas sua eficiência depende de práticas mais certeiras e de cuidados tomados pelos profissionais. Como a responsabilidade pela escolha da vestimenta ideal é do profissional de segurança do trabalho, ele deve desenvolver habilidades de avaliação para fazer a sua parte.

O eletricista também tem responsabilidade, pois, longe da supervisão, precisa ter consciência dos riscos que corre e não pode abrir mão do uso de nenhum item de segurança. Antes de vestir, ambos os profissionais devem avaliar o estado de conservação e eficiência das costuras, botões, velcros, zíperes e o próprio tecido, em busca de furos, rasgados e outras falhas que venham a comprometer sua eficiência.

Trabalhar com eletricidade, principalmente em altas voltagens, é um risco muito grande. Isso torna a vestimenta para eletricista um componente fundamental para garantir a integridade física do profissional em qualquer caso de acidente. Então, não corra mais perigo. Providencie o traje certo para a sua a função!

By PM_EPI News

1.450 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page